JESUS MARIA E JOSÉ MINHA FAMILIA VOSSA É!

"Jesus, Maria e José Minha família vossa é!

Abençoai a minha casa Cuidai bem dela pra mim Vou amar minha família até o fim."


Trecho da Composição de Rodrigo Ferreira/Daniel Stavarengo

Radio Catolica


Rádio Católica




sábado, 21 de janeiro de 2012



Visita de Lula a Manguape

Vinda do Presidente Lula a Manguape

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2003. Parecia até brincadeira de mau gosto quando o carro de som começou a anunciar a vinda do presidente da república a nossa comunidade. Tudo bem que ele vinha para a inauguração das cisternas de placas, mas, logo a nossa comunidade tão excluída pelos políticos do nosso estado e até mesmo pelos prefeitos da região, que só freqüentam a nossa comunidade em anos políticos e alguns nem em ano político.
O carro de som convidava a todos para se fazer presente à reunião que aconteceria as 19:00 horas. Logo cedo todos da comunidade se dirigiram para frente da igreja. Os comentários eram os mesmos- Será que o presidente -vem? Eu duvido que ele venha! Eu aposto um garrote como ele não vem! 500 reais como ele não vem! Os sindicalistas, de Montadas: Joaquim, de Lagoa de Roça: Geraldo Germino, e de Lagoa Seca-. Nelson Anacleto e Nelson Ferreira, os diretores da Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN) da MESA e da Articulação do Semi-Árido (ASA) também estavam presentes e garantiram a todos a vinda do presidente à comunidade. Todos foram para suas casas., uns orgulhosos, outros descrentes . e duvidosos, mas todos contentes pela possibilidade de ter o presidente em nossa comunidade.
Nos dias que se seguiram o assunto foi um só, a vinda do presidente. O movimento de pessoas e autoridades aumentou bastante, (como nunca se viu) .a toda hora uma comitiva aparecia para estudar o lugar, traçar estratégias de segurança e cuidar da organização do local. A comitiva escolheu as cisternas das famílias de Edvarn Luis da Silva e Antonia Guilherminio da Silva e Erivani Andrade e Maria Vânia da Silva Andrade para serem inauguradas pelo presidente.

Na terça-feira, 28 de outubro, uma equipe da TV Paraíba esteve presente em nossa comunidade e foi aquela festa, muitos jamais tinham se visto pela TV. Antônia uma das moradoras que teria a cisterna inaugurada e receberia a visita do presidente em sua casa concedeu entrevista para a repórter, bem como Jose Bonifácio da Silva e Helium da Silva. A criançada fez a festa na escola quando foi filmada e até cantaram num ensaio de como seria no dia. A quarta-feira foi de muita expectativa e ansiedade na espera do grande dia. Sem dúvida um dia especial um dia que ficaria na historia de Manguape.

O Grande Dia


Quinta-feira, 30 de outubro de 2003, já de madrugada chegaram duas mulheres (Domiciliana e Regina) que vieram de São José da Mata, distrito de Campina Grande, para entregar uma carta ao presidente Lula. Logo amanheceu e todos da comunidade levantaram-se e fizeram depressa as suas obrigações e as 8:00 horas, boa parte da comunidade já estava à espera do presidente e assim todos conversavam, orgulhosos por poderem receber o presidente Luis Inácio Lula da Silva.








Até que por volta das 13:30 a comitiva entra em nossa comunidade e com ela vêm além de inúmeros políticos, o tão esperado por todos Luis Inácío Lula da Silva que saiu e logo abraçou um deficiente que estava ali na espera. Em seguida se dirigiu ao povão e cumprimentou inúmeras pessoas com carinho e afeto ajudando a aumentar o brio dos moradores e a confiança de que o representante escolhido para administrar o país está no rumo certo, pois ele tem coragem, carisma e vontade de administrar bem.

 Figura 7 e 8: comitiva Chegando

Lula ao descer do micro ônibus que o trouxe
cumprimenta o povão

Junto com Antônia e Edvam. inaugurou a cisterna de Placas e bateram fotos juntos, neste momento Francisco Farias (vulgo - Preá) invadiu a área restrita e deu em abraço correspondido pelo Lula.

preá invade o local reservado


inauguração da cisterna de Edvam e Antônia


lula se dirige a exposição dos produtores



barracas da exposição




presidente vendo os produtos expostas no banco de sementes
lula é parado para dar autógrafos
o povão acompanhando a inauguração

Lula inaugura a cisterna de Vânia e Vando

Depois Lula foi ver as comidas e os artesanatos locais, que estavam amostra em barraquinhas, em seguida ele inaugurou a cisterna de Erivani e Vânia e depois adentrou na casa dos respectivos e além de pousar para fotos com a família, sentou-se à mesa e tomou um cafezinho acompanhado com carne assada.como mostra a foto a baixo.
Lula tomando um cafezinho na casa de Vânia junto com Cássio e varias lideranças dos municípios
Ao sair da casa de Vânia e Vando Lula é parado mais uma vez para tirar fotos e dar abraços

Muitas pessoas, algo em torno de umas 700 ou mais tentaram adquirir uma fotografia, um tchau, um alô ou um autografo daquele momento histórico para nossa comunidade. E nisso o presidente cumpriu bem seu papel, percebia-se que ele queria chegar ~maÍs~) perto, ter um contato maior com o povo, mais era áripedido por uma segurança que marcava em cima, além do que, tinha uma agenda ampla para cumprir.
Lula se dirige ao micro-ônibus que vai levá-lo a Lagoa Seca para um ato publico enfrente a igreja matriz







comitiva partindo

o Presidente indo embora

Ele foi embora e a comunidade ficou feliz, contente, alegre e orgulhosa, com o brio elevadíssimo e com a certeza de que o nosso lugar não é um lugar qualquer e que podemos sim, lutar por nossos ideais!

Autor: Valério da Silva Costa.
Revisão: Telma Maria da S. Costa.

Nenhum comentário: