JESUS MARIA E JOSÉ MINHA FAMILIA VOSSA É!

"Jesus, Maria e José Minha família vossa é!

Abençoai a minha casa Cuidai bem dela pra mim Vou amar minha família até o fim."


Trecho da Composição de Rodrigo Ferreira/Daniel Stavarengo

Radio Catolica


Rádio Católica




Manguape



Para contarmos a historia da comunidade Manguape é importante saber porque ela recebe este nome. E isso não é tarefa fácil, pois este nome vem dês dos primórdios dos nossos antepassados muito provavelmente dos primeiros habitantes desta região os índios
Vamos viajar no tempo e e conhecer  um pouco sobre a historia de nossa comunidade.
A primeira investigação a cerca do assunto nos apontou o que muitos de nossa comunidade acham que esse nome se dada devido a essa região ter inúmeras nascente do rio Mamanguape e principalmente porque o principal leito do rio Mamanguape corta a comunidade bem ao meio e tirando se o ma  de Mamanguape teríamos a palavra Manguape que teria surgido como tantas palavras após uma abreviação comum principalmente entre nos nordestinos, abreviar palavras para facilitar a prosa ou conversa.
Partindo para uma segunda investigação inúmeras pessoas de nossa comunidade costuma afirmar que Manguape tem este nome devido a grande quantidade de Mangueiras que existia aqui ate pouco tempo a dizimação dessas mangueiras se deu devido a uma praga  que mata pouco a pouco os galhos e mesmo se plantando novas mangueiras em pouco tempo elas estão mortas. Essa seria a segunda versão que o nome teria surgido devido a grande quantidade de mangueiras.
No entanto sabemos que a mangueira é uma planta de origem asiática e veio para o Brasil no período da colonização provável mente por portugueses que queriam se estabelecer aqui
Numa terceira investigação feita através de consulta no dicionário tupi guarani (T.G.) descobrio-se que a palavra Manguape se origina da junção de duas palavras, mangua(ba) = manga(ba);pe- em; a junção dessas palavras Manguape significa no mangabal, quantidade mais ou menos considerável de Mangabeiras dispostas entre si. Planta nativa que pouco se encontra nesta região hoje. Não há registro ou conhecimento dessa planta nessa região.
A comunidade Manguape  esta situada numa região entre quatro municípios, sendo eles Montadas Lagoa Seca , Lagoa de Roça e Areial. cada um desses município possuem uma porção do território Manguapense, sendo que as maiores porções se encontram nos municípios de Montadas, Lagoa de Roça e Lagoa Seca a porção de Areial é razoavelmente pequena. O seu território se divide ao leste com  a cidade de Lagoa de Roça ao sul com os sítios Retiro e Campinote, a oeste com os sítios Lagoa do Açude, Emidio e Furnas, ao norte com os sítios Marcela,  Riacho Fundo e Riacho do Boi.

Relevo
Manguape apresenta relevo  com pequenas depressões, o ponto mais alto do território se encontra em manguape de Areial próximo a Escola Jose Gercino com 570m de altitude
Manguape também já foi conhecido como Manguape de Zé João  pois grande parte das terras pertenciam  a este homem, o qual tem varias historias.  Ainda é possível ter uma idéia da dimensão de suas terras pois ainda hoje seus netos possuem grandes porções de terras que herdaram dele, ainda hoje ha relatos desta nomeação próximo a sua casa a área é conhecida como Manguape de Zé João que fica na parte do território de Manguape de Montadas.
Outra denominação para dividir Manguape é mais recente se chama Manguape de Baixo e de Cima servindo como referencia a linha da CHESF que corta Manguape no sentido Sul –Norte.
Como já foi dito Manguape se divide em cinco porções territoriais cada uma pertencente há um município para uma melhor compreensão iremos estudar um pouco cada um desses setores quanto ao aspecto, político, religioso, educação, esportes economia, artesanato etc.
Manguape de Areial
 Como o próprio nome já diz  é território do município de Areial e esta ligado a comarca de esperança no aspecto religioso;a comunidade católica no passado freqüentava e estava ligada a comunidade Sagrada Família hoje esta ligada a comunidade Nossa Senhora de Fátima fundada recente mente e que é comunidade da recém criada paróquia de São José Areial. A comunidade apresenta um povoado com posto telefônico posto de Saúde  e uma escola ,José Gercino e ainda uma casa de farinha.
Manguape de Lagoa Seca
Corresponde a uma das 3 maiores porções do território  Manguapense e pertence ao município  de Lagoa Seca ligado a comarca de Campina Grande  quanto ao aspecto religioso predomina a religião católica a maior parte dos fieis freqüentam as igrejas de São Sebastião de Lagoa de Roça parte em Campinote e outra parte na comunidade de Manguape Sagrada Família.

Manguape de Lagoa Seca
A área é coberta por duas escolas a Escola Antonio Porto Maria e a Escola Olimpio Rocha Coura.


Manguape de Montadas
 Esta parte do território  é uma das mais  impressionantes de todas as porções, pelo seguinte aspecto. Do ponto de vista político a comunidade pertence ao município de Montadas. Dotada de duas Escolas a Irineu Jose de Maria e a Escola Municipal Maria Pereira de França hoje desativada dois postos telefônicos ambos funcionam como central para os orelhões uma caixa d’agua.
Outro aspecto positivo é o tranporte escola durante todo o dia há carros que levam os estudadntes para as universidades em campina grande e para as escolas do municipi, por este apoio a comunidade apresenta uma boa aprovação nos vestibulares bsta ver que desde 1999 pelo menos uma pessoa passa por ano para a tão sonhada universidade.
Quanto ao aspecto religioso a comunidade esta ligada a paróquia de Lagoa Seca , Nossa Senhora do Perpetuo Socorro . A capela da Sagrada Família é mais antiga do que a própria  paróquia e já foi o único referencial Católico de Manguape. A capela como  ficou  conhecido o pequeno povoado é também conhecido por sua festa de Padroeiro e pelas encenações  da paixão de Cristo e pela terra que lula visitou para inaugurar as cisternas
Manguape de Lagoa de Roça
 A porção a nordeste pertence ao município de Lagoa de Roça se caracteriza por um alto povoamento possui duas escolas
 Associação de trabalhadores Rurais e o Esporte Clube Manguape e o Flamengo, outro aspecto característico desta região  é a religiosidade e a fé de seu povo ligados a paróquia de São Sebastião de Lagoa de Roça esta área e coberta por duas capelas a de São José e a de Santa Clara .
Alem da comunidade São Francisco sem capela.