JESUS MARIA E JOSÉ MINHA FAMILIA VOSSA É!

"Jesus, Maria e José Minha família vossa é!

Abençoai a minha casa Cuidai bem dela pra mim Vou amar minha família até o fim."


Trecho da Composição de Rodrigo Ferreira/Daniel Stavarengo

Radio Catolica


Rádio Católica




Nossa Historia

“ A deptos da concepção de que a historia não é apenas relato de um passado distante, esquecido em meio a poeira, temos a pretensão de fazer uma viagem no tempo com o objetivo de tornar  conhecido o processo histórico de formação de nossa comunidade, Manguape, Concebendo como algo contemporâneo, e vivo em nossos dias e propenso a transformações. Para tanto, abordaremos aspectos importantes que fazem parte da historia da comunidade Manguape (religião, política, economia educação)desde dos primórdios de sua criação ate os nossos dias.”
Fundação
A comunidade religiosa Sagrada Família teve inicio na década de 40. Comemoramos o ano de 1942 como sendo o ano de fundação da comunidade Sagrada Família (Manguape). Foi neste ano que começaram as orações e devoção, a te então a Santa Luzia e a Nossa Senhora. Não se pode dizer que era o padroeiro de nossa comunidade afinal ainda não tínhamos missas e a comunidade não estava ligada a uma paróquia em si, mas sem duvida Santa Luzia é a primeira santa de devoção nesta comunidade e antes mesmo de se ter uma capelinha já se rezava as novenas em devoção a Santa Luzia.



A primeira Missa
Frei Manfredo deve ter celebrado a primeira missa no ano de 1943 ou 1944 visto que já conseguimos provas de pessoas que se batizaram em 1945 na então capelinha antiga

A padroeira
Esta devoção começou por causa de uma promessa de dona Josefa Maria da Conceição (foto:ao lado) no ano de 1942 a fim de alcançar uma graça para a sua filha Salustiana dos Santos Silva que sofria com problemas de visão. Naquela época se rezava novenas durante todo o mês de maio à Nossa Senhora, rezava-se também novenas no mês de Outubro a Nossa Senhora do Rosário e em dezembro as novenas de Santa Luzia e de natal. Quando frei Manfredo aqui chegou dona Josefa Maria da Conceição sugeriu que o padroeiro da comunidade fosse Santa Luzia, mas frei Manfredo achou melhor que o padroeiro da comunidade Manguape fosse a Sagrada Família e assim foi decidido desde sua criação, enquanto igreja. O único padroeiro e a Sagrada Família, mas a devoção à Santa Luzia sempre existiu e se reza todos os anos as novenas de Santa Luzia.( a devoção a Santa Luzia é muito forte na comunidade quase todas família  tem uma imagem ou um quadro de santa luzia e durante o período de sua festa  as pessoas freqüentam bem as celebrações e novenas pedindo por sua intercessão )  Ela se tornou o nosso copadroeiro o qual celebramos no dia 13 de Dezembro



A Imagem

A imagem da Sagrada Família foi doada por dona Francisca Jacinto (foto ao lado) (dona Chiquinha a mãe do finado Zezé Jacinto), que ganhou a imagem em um bazar na festa de São Sebastião em Lagoa de Roça dona Francisca Jacinto participava ativamente das celebrações da comunidade e como a comunidade ainda não tinha nenhuma imagem resolveu doar. Essa imagem foi pega na casa dela, nesta ocasião houve uma pequena celebração e de lá saíram todos em grande procissão até a capela da Sagrada Família.
A imagem como vemos hoje, já passou por um processo de restauração em 1996. Na época em que frei Osmar era o vigário da paróquia. A restauração seria feita por frei Manoel (o Anão), mas como ele estava demorando muito e mal havia começado a restaurar, frei Osmar mandou alguém do conhecimento dele, fazer em Campina Grande.
A restauração mudou bastante a imagem principalmente as vestimentas dos santos, estes ficaram em cores mais fortes do que era antes e a própria cor dos santos ficou mais escura. Após a restauração muitas pessoas da comunidade estranharam a nova aparência da imagem da Sagrada Família a mesma também ficou um pouco mais alta, pois foram aumentados cerca de 10 cm da base que sustenta a imagens.   
No entanto a muitos anos que a comunidade tem o desejo de adquirir uma imagem maior que não deixe duvidas quanto ao padroeiro da comunidade, já que muitas pessoas que chegam de fora não identificavam o padroeiro  inclusive os padres, porem, frei Ernesto e frei Roberio pediram para que a comunidade esperasse, e com a Chegada de Frei Jeferson ele mesmo insistiu na compra  dessa imagem  e após referendo feito na comunidade quanto   as prioridades  para a comunidade a imagem ficou em terceiro  na lista das prioridades ficando atrás dos bancos  com encosto e da construção da torre;  os bancos foram adquiridos em julho como um presente comemorativo aos 11 anos de implantação da pastoral do dizimo na comunidade, a imagem já havia sido comprada na ocasião e já estava na comunidade no entanto passava por um processo  de reformulação já que a imagem não era bem o  que a comunidade esperava. Frei Jéferson encomendou uma imagem  no Canindé  a um frade amigo dele, que teve que providenciar essa imagem as pressas já que frei Jeffersson iria passa poucos dias e deveria trazer a imagem, a imagem quando chegou a comunidade era assim como na foto a baixo

Frei Jéferson afirmava categoricamente que a imagem era feita de cimento no entanto a imagem é de gesso como ficou comprovado no processo de reformulação feita por pessoas da comunidade
Após um processo de remodelagem e pintura durante 3 meses a te ser entronada no dia da Sagrada Família aos 27 de Dezembro de 2009 dentro da festa do seu padroeiro, mas só no dia 10 de janeiro recebeu as bênçãos do frade quando do encerramento da festa da padroeira que neste ano não se encerou no seu dia  e sim no dia do batismo do senhor. Neste dia houve o batismo de Iago Zaqueu e Caroline.


Esta imagem agora fica no nicho no alto da torre


Esta data marca a nossa comunidade uma forma a te triste(10 de Janeiro de 2010)  pois ate então pertencíamos a paroquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e apos esta data o ex- padre Frei Jeferson  (foto a baixo) apos consultar a comunidade transferiu a mesma para a paroquia de São Sebastião Lagoa de Roça.  A pós 68 anos ligado a comunidade franciscana  a comunidade tera que se adaptar a uma nova paroquia e uma nova realidade. 



A Primeira Capelinha
A primeira capelinha começou em uma moradia de família, na sala da casa de Irineu José de Maria  &  Josefa Maria da Conceição  (Esboço abaixo) 

o povo se reunia para rezar o mês de maio à nossa senhora, o mês de outubro à nossa senhora do  Rosário e em Dezembro à santa Luzia. Com o passar do tempo viu-se a necessidade de construir uma capela afinal éra preciso um espaço sagrado onde as pessoas podessem estar a vontade, rezar e meditar, um local onde podesem conversar com Deus e apesar de uma casa ser um local acolhedor não é um templo de oração deus merece ter  um espaço sagrado reservado para  a oração e o encontro comunitario. Alem disso o povo ficava incomodado por rezar na sala da casa de Seu Irineu, ele resolveu separar a sala da casa, era uma casa até grande com comzinha, sala de janta e uma sala.


Aí ele tirou a sala de janta e a sala ficou separada da casa, e assim ficou uma capelinha que era separada da casa de seu Irineu por apenas um bequinho. A frente da capelinha era virada para o oeste onde tinha uma grande porta, na lateral norte havia duas portas, a mais a oeste também era grande, e a leste era mais estreita. Depois de um tempo começou-se a pensar em construir uma maior e antes que se começasse a levantar esta grande, parte da capelinha caiu.
As missas passaram a serem celebradas na casa de Manoel Irineu, onde já morava Irineu Jose de Maria sua esposa e sua filha Maria Irineu. Em celebrações maiores, as missas eram campal a exemplo de fim de ano, natal, mês de maio, até ser construída a nova capela.

A capela como a vemos hoje



Em 1962 data o documento que emprimeiro plano passava as terras da capela para a comunidade franciscana a qual prestava assistencia na comunidade 










Nenhum comentário: